-
Arquitetos: Diana Barros Arquitetura
- Área: 185 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
-
Fabricantes: CIN, Cortizo, Efapel, Investwood, JNF, Sanindusa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto obedeceu a um conjunto de princípios e intenções que formalizam a proposta de intervenção: conservar a imagem pública e coletiva com a recuperação da fachada principal; estabelecer um equilibro da frente urbana construindo um volume (recuado) que replique e interligue com o do edifício contíguo; reordenar a tipologia em “meios pisos” em função da cércea; criação de um piso extra para responder eficazmente às questões programáticas solicitadas pelo novo proprietário.
A casa organiza-se em meios pisos, permitindo assim a criação de mais divisões. O acesso vertical surge no piso térreo de forma explícita, pretendendo configurar a entrada principal da habitação e subdividindo o espaço de garagem e lavandaria. No meio piso acima da cota do piso térreo encontramos a cozinha que usufrui de um pequeno pátio exterior. A sala encontra-se ligeiramente elevada em relação à cozinha e desfruta da vista e luz da rua através de dois vãos pré-existentes.
Subindo as escadas interiores, que encostam à parede do lado direito, acedemos a um quarto e uma instalação sanitária, subindo mais meio piso temos acesso a um pequeno quarto com uma varanda voltada para a Rua do Bonjardim e uma instalação sanitária. Neste piso, temos ainda comunicação, pelo exterior, com a cobertura do edifício, que foi transformada em terraço com uma bela vista da cidade e nos dias mais limpos conseguimos ver o mar.